Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Painel Temático Ilustrado com o tema da “Lenda do Guaraná”

Em exposição permanente, no Bristol Manaus Airport Hotel.

O painel ilustrado pela artista visual Lu Paternostro, mostra a história do nascimento da fruta do guaraná, que nasce da união das lágrimas sentidas de uma mãe que perde seu filhinho e a poderosa força de renascimento do Deus Tupã.
Neste artigo você vai saber mais sobre a composição do painel, conhecer a lenda e seu personagem principal.

painel-tematico-lenda-do-guarana-lu-paternostro
Copyright Lu Paternostro. Proibida reprodução sem autorização | Reproduction prohibited without permission.

Para o painel temático ilustrado de 5,5×1,5 mlocalizado no quinto pavimento do Bristol Manaus Airport Hotel, escolhi a Lenda do Guaraná pelas suas belas imagens e  infinitas possibilidades gráficas encontradas, principalmente em suas sementes, o elemento central da lenda.

No centro coloquei o momento mágico da transformação da poderosa Natureza, onde a dor da mãe clama aos céus uma mudança da realidade, para trazer de volta seu filho. Tupã, o deus dos índios, através de suas mãos, transforma os olhos do pequeno ser em uma planta fantástica que traz força e poder para os seres humanos.

As flores para mim são como materializações de mensagens divinas. Através de suas formas variadas, elas nos remetem diretamente à inteligência e à capacidade de criação pelo grande poder que nos criou, nos deu consciência. Aqui as flores são a representação do amor da mãe, fertilizado pela força divina do deus Tupã, que tudo transforma. Brotam, mas voam, por serem voláteis, espirituais.

A forma da planta do guaraná, da semente, é de incrível beleza e parece de fato grandes olhos vivos e conscientes, que nos observam. Por isso a inseri na composição toda, levando sua combinação de cores vibrantes e alegres para o ambiente, apesar de se tratar de uma lenda profundamente triste.

Ela é um símbolo de consciência do eterno olhar, atento, do pequeno indiozinho.

A Lenda do Guaraná

Interpretação de Lu Paternostro

painel-tematico-ilustrado-lu-paternostro-det

A lenda conta que um casal de índios da cidade de Maués, deu à luz um lindo menino.

Era um menino que cresceu e se tornou muito bom, inteligente. Também era bonito e alegre. Todos gostavam muito dele e o admiravam.

Por ser assim tão empático, Jurupari, o deus da escuridão e do mal, tinha muita raiva dele e resolveu acabar com sua vida. Transformou-se numa enorme cobra misteriosa e o aguardou, sobre uma árvore frutífera.

Quando, como sempre, o indiozinho alegre foi colher alguns frutos desta árvore, a cobra avançou sobre ele e o mordeu fatalmente.

O indiozinho caiu ao chão sem vida.

Sua mãe, que por ali passava, se deparou com seu filhinho caído e correu em sua direção. Seu corpo inerte não respirava mais. Estava morto o amor de sua vida!

Correu para sua aldeia com o corpo inanimado de seu filho no colo. Todos, mas todos mesmo, choraram, pois o menino índio era muito querido e levava luz e alegria ao coração de quem com ele conversasse ou o visse brincar.

Neste momento de muita comoção e lamentos, trovões ecoaram violentamente em todas as direções no céu. Sua mãe olhou para cima e gritou: “Tupã, por favor, tenha pena de nós! Traga meu filhinho de volta! ”. E num momento, em sua mente, uma voz disse de forma calma e amável: “Mãe, plante os olhos de seu filhinho e eu o tornarei eterno! ”.

A mãe o fez e de onde ela plantou os olhos mágicos do curumim, milagrosamente nasceu uma planta com flores lindas, formada pelas cores laranja avermelhado, preto e branco. Era a fruta do Guaraná, que traz vigor e alegria para quem a consome.

Guaraná tem olhos de verdade?

painel-tematico-ilustrado-lu-paternostro-det2

Maués é uma cidade do Estado do Amazonas, conhecida como a “Terra do Guaraná”. Além de possuir uma riqueza natural com suas paisagens e as praias de rio, Maués é conhecida nacionalmente por possuir uma das maiores expectativas de vida do país.

Conhecida também como uaraná, guanazeiro, guaranauva, guaranaína; guarana (inglês), guaraná (espanhol), guaranà (italiano), guaranastrauch (alemão), o guaraná (Paullinia cupana Kunth) é uma planta com propriedades medicinais diversas: adstringente, afrodisíaca, diurética, estimulante físico, psíquico e do sistema nervoso, retardador da fadiga, revigorante, tônica, vasodilatadora, dentre inúmeros outros benefícios.

Suas sementes assemelham-se a diversos olhinhos. Consome-se as suas sementes, após torradas e moídas. É da planta do guaraná que vem o refrigerante Guaraná, conhecido e apreciado no mundo todo.

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube
Translate »