Ilustração "Futebol", da série "Manifestações da Cultura Brasileira. 
Copyright Lu Paternostro. Proibida cópia, uso ou reprodução desta imagem sem a autorização da artista.

Ilustração “Futebol”, da série “Manifestações da Cultura Brasileira.
Copyright Lu Paternostro. Proibida cópia, uso ou reprodução desta imagem sem a autorização da artista.
bt-compre-esta-imagem-aqui

E novamente ele chegou
Com inspiração 
Com muito amor, com emoção, com explosão em gol
Sacudindo a torcida aos 33 minutos
Do segundo tempo
Depois de fazer uma jogada celestial em gol

Tabelou, driblou dois zagueiros
Deu um toque driblou o goleiro
Só não entrou com bola e tudo
Porque teve humildade em gol

Foi um gol de classe onde ele mostrou
Sua malícia e sua raça
Foi um gol de anjo um verdadeiro gol de placa
Que a galera agradecida assim cantava

Foi um gol de anjo um verdadeiro gol de placa
Que a galera agradecida assim cantava

Fio maravilha, 
Nós gostamos de você
Fio maravilha, 
Faz mais um pra gente ver

Fio maravilha, 
Nós gostamos de você
Fio maravilha, 
Faz mais um pra gente ver

Fio Maravilha
Jorge Bem
Música e poesia

_____________

O futebol é um dos esportes mais antigos e populares do mundo, praticado em centenas de países por ser fácil, simples e pode-se jogar em qualquer lugar. É difícil prever sua origens, mas pode-se encontrar resquícios do jogo em vários países.

No Brasil, 1894 é considerado o início oficial do futebol. Charles W. Miller, nascido no bairro paulistano do Brás, foi para a Inglaterra e trouxe uma bola de capotão e um conjunto de regras, sendo considerado o pai do futebol no Brasil.

O primeiro jogo realizado no Brasil foi em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que trabalhavam em São Paulo, a Cia. Ferroviária São Paulo Railway contra os funcionários da Cia de Gás, o The Gaz Co. Miller atuou no time ferroviário. O jogo foi realizado num pedaço de terra na Várzea do Carmo.

No dia 19 de julho se comemora o Dia Nacional do Futebol.

_______

O futebol é um dos esportes mais antigos e populares do mundo, praticado em centenas de países por ser fácil, simples e pode-se jogar em qualquer lugar.

É difícil prever sua origens, mas pode-se encontrar resquícios do jogo em vários países.

Na China antiga, por volta de 3.000 anos a.C., após as guerras, os soldados formavam equipes para chutar os crânios dos inimigos derrotados. O jogo era um treinamento militar, com oito homens de cada lado. Com o tempo os crânios foram substituídos por uma bola de couro, revestida por cabelo. O objetivo era passar a bola de pé em pé, sem deixa-la cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. O nome do jogo era Tsu-Chu.

No Japão antigo se jogava o Kemari, onde participavam pessoas da corte japonesa. Eram 16 jogadores num campo de 200 m2, de formato quadrado. Era proibido qualquer contato físico entre eles. A bola, que simbolizava o sol, era feita artesanalmente de fibra de bambu. 



Já na Grécia os gregos criaram o Episkiros, onde soldados em número de nove por equipe, jogavam num campo retangular. Em Esparta, cidade grega, jogavam com quinze jogadores de cada lado, um campo bem maior e uma bola feita de bexiga de boi recheada de areia ou terra. Quando os romanos dominaram a Grécia conheceram o Episkiros, porém o tornaram muito violento.

Em 200 a.C., no Império Romano, aparece o Harpastum, descendente do Episkiros, um exercício militar, jogado em campo retangular, cuja partida poderia durar horas. A bola também era feita de bexiga de boi e se chamava follis. Com a conquista romana ele se espalhou para outras regiões como Europa, Ásia e Norte da África.

Na Idade Média há sinais de um jogo muito parecido com o futebol, mas bem mais violento. Os 27 jogadores jogavam em duas equipes: atacantes e defensores. Em suas regras eram permitidos chutes, pontapés, rasteiras e outros golpes. Jogadores morriam durante a partida.

Na mesma época, na Itália, o jogo mais parecido era o Gioco del Calcio ou Calcio Fiorentino, criado em Florença. O jogo tinha 10 a 12 juízes e a bola,[ podia ser impulsionada com as mãos e os pés. O objetivo era introduzir a bola numa barraca localizada em cada canto do campo. Como não tinha regras para o numero de jogadores, usava-se ter muitos juízes. Hoje o Calcio Storico Fiorentino é uma festa anual que acontece em cidades da Itália. Seus uniformes são parecidos com roupas medievais.   

Da Itália o futebol foi para a Inglaterra, no século XVII, onde ganhou regras sistemáticas e outra organização. O campo passaria a medir 120 por 180 m e nas suas duas pontas as traves retangulares levariam o nome de gol. Aqui a bola é de couro, cheia de ar. A nobreza o praticava.

No ano de 1848, uma Conferência em Cambridge criou um código unificado para os jogos de futebol e 20 anos depois, criou-se um personagem chamado guarda-redes, que ficaria na frente do gol, o único que poderia colocar a mão na bola, atualmente o goleiro. Com o tempo novas regras foram surgindo como o tempo do jogo, o pênalti, impedimento, etc. O  futebol foi se difundindo e se profissionalizando.

Em 1904 a FIFA – Federação Internacional de Futebol Association foi criada com a função de organizar o futebol no mundo todo como as copas do mundo e outros campeonatos.

Entre 900 e 200 a.C no México, o povo maia jogava um jogo que poderia utilizar os pés e as mãos. Seu nome era pok ta pok, cujo objetivo era arremessar a bola num furo  circular, localizada em meio de placas de pedra. O grupo que perdesse tinha seu capitão de equipe sacrificado. 


Discover the series of Lu Paternostro scarves, in special packages, limited editions. Exclusive and unique accessories| Conheça a série de lenços e echarpes de Lu Paternostro assinados, em embalagens especiais, tiragens limitadas. Assessórios exclusivos e únicos.


No Brasil, 1894 é considerado o início oficial do futebol, ano em que Charles W. Miller, nascido no bairro paulistano do Brás, foi para a Inglaterra estudar aos nove anos. Lá tomou contato com o futebol e trouxe em sua bagagem uma bola de capotão e um conjunto de regras. Por isso é considerado pai do futebol no Brasil.

O primeiro jogo realizado no Brasil foi em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que trabalhavam em São Paulo, a Cia. Ferroviária São Paulo Railway contra os funcionários da Cia de Gás, o The Gaz Co. Miller atuou no time ferroviário. O jogo foi realizado num pedaço de terra na Várzea do Carmo.

Em 1902 a Liga Paulista de Foot-Ball organiza o campeonato paulista que é considerado a primeira competição oficial de futebol do Brasil. Em 1950 temos a primeira copa do mundo realizada no Brasil.

No dia 19 de julho se comemora o Dia Nacional do Futebol.

_____________

Por Lu Paternostro
NOTA LEGAL: Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos autores