“A Lenda das Amazonas”, de Lu Paternostro. Painel temático 5,5 x 2,5 m.
Copyright Lu Paternostro. Proibida cópia, uso ou reprodução desta imagem sem a autorização da artista

____________

Lenda das Amazonas

Neste painel, localizado no restaurante, escolhi a Lenda das Amazonas e que contem diversas simbologias inseridas nos dois polos simbólicos do universo humano: as mulheres e sua força feminina, inseridas e atuantes principais no verde das matas, do aspecto masculino, que acolhe, mas é coadjuvante aqui.

Quero mostrar a força das mulheres guerreiras, que sabem lutar, mas também seduzir, amar, procriar e deixar sua marca, única.

Os índios falavam em Icamiabas, que significa “mulheres sem marido”, que viviam sozinhas no interior da região do Rio Nhamundá, conhecida como região das Pedras Verdes, local de onde se originavam os muiraquitãs, amuletos em forma de pequenos sapinhos.


Discover the series of Lu Paternostro scarves, in special packages, limited editions. Exclusive and unique accessories| Conheça a série de lenços e echarpes de Lu Paternostro assinados, em embalagens especiais, tiragens limitadas. Assessórios exclusivos e únicos.


Dizia-se que as Icamiabas realizavam uma festa anual dedicada à lua, onde recebiam os índios Guacaris, com os quais se acasalavam. Depois do acasalamento, mergulhavam em um lago chamado Iaci-uaruá (Espelho da Lua) e iam buscar, no fundo, a matéria-prima com que moldavam os muiraquitãs, os quais, ao saírem da água, endureciam. Então, presenteavam os companheiros com os quais tinham feito amor, que os usavam pendurados ao pescoço. No ano seguinte, na realização da festa, as mulheres que tinham parido ficavam com as filhas e entregavam os filhos para os Guacaris.

Contam que as mulheres eram fortes e ativas para proteger a tribo, mas profundamente doces. Se doavam com muito carinho tanto ao seu homem como às suas filhas.

Por Lu Paternostro


Banner-criptoart-lupaternostro
Buy Lu Paternostro’s artworks in Crypto Coin at OpenSea | Compre as obras de Lu Paternostro em Cripto Moeda no OpenSea.


NOTA LEGAL: Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos autores.