"O Grande Pássaro", de Lu Paternostro. Painel temático na recepção de 17 x 7 m.Copyright Lu Paternostro. Proibida cópia, uso ou reprodução desta imagem sem a autorização da artista.

“O Grande Pássaro”, de Lu Paternostro. Painel temático na recepção de 17 x 7 m.Copyright Lu Paternostro. Proibida cópia, uso ou reprodução desta imagem sem a autorização da artista.

___________

O Grande Pássaro

Neste painel, localizado na recepção do hotel, sua altura toma os 5 andares do vão interno do hall de entrada. A ideia é criar impacto para quem chega na recepção do hotel, com um desenho gigantesco! E as pessoas ficam realmente encantadas: o desenho tem 17 metros de altura e você consegue vê-lo de todos os andares!

A imagem é de esperança: o pássaro que alça voo, pretende ir o mais longe possível, livre de suas prisões essenciais; está vivo, ama a Natureza. Embora sufocado pelas ações do homem, tem sua esperança de realizar seu grande voo.

Enquanto voa, está conectado ao céu por sua cabeça (sua mente) que procura o universo maior, o sentido da sua vida. Mais abaixo, às florestas, caracterizada por formas abstratas, procuram o fazer alçar voo, respirar, o dão sustentação, ao mesmo tempo que escondem as ameaças à sua existência. Abaixo dele os rios, os Rios da Amazônia, as veias que cortam as terras, as veias e seus destinos incertos. A profusão de peixes, a vida das águas em movimento, passa. Caminham em um só corpo, no sentido do coração da coletividade. Tem seus olhos atentos. Às vezes parecem que fogem.

O grande pássaro jaz em silencio, mas tem os olhares atentos dos que passam na recepção. Os que o olha, interagem, e ele passa a ser um novo pássaro. O pássaro, depois de olhado vira um novo pássaro e a arte se perpetua com mais um olhar que a, eternamente, viu.

Por Lu Paternostro

NOTA LEGAL: Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos autores