Criação de padrão para xícaras e pratos, criados a partir da releitura do painel de Genaro de Carvalho, localizado num hotel histórico, de Salvador/ BA. Uma forma de levar arte e cultura para hóspedes e clientes VIP.

genaro-de-carvalho-u-paternostro
Releitura do Painel de Genaro de Carvalho para brindes espaciais e louças do restaurante. Por Lu Paternostro

Desenvolvi diversos projetos especiais para a Tropical Hotels Brasil e um que marcou muito, foi o Projeto de Cultura Aplicada, que acontecia dentro dos hotéis da rede, mais fortemente nos principais destinos como Salvador/BA, Manaus/AM, Cataratas do Iguaçu/PR, Tambaú/PB e Araxá/MG.  

O objetivo era levar aos hóspedes, dentro do hotel, aspectos culturais e vivenciais do destino, através de diversos materiais de comunicação, gerando conhecimento e mais empatia do público com o empreendimento e, consequentemente, com a marca da rede.

Todo esse universo vivencial e informacional era feito nos cardápios super especiais de cada restaurante local, materiais de quarto como diretórios de serviços com características particulares dos destinos, porta copos ilustrados e colecionáveis, dentre outros. Em cada local, um set de materiais era desenvolvido.

No caso do Hotel da Bahia, este tinha uma particularidade: possuía um acervo de obras de arte valiosíssimo, com obras de Caribé e outros artistas.

No restaurante principal, um grande afresco tombado pelo PAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, em 1981, se tornou foco de uma releitura para fazermos brindes especiais para clientes VIP e as louças do restaurante. O painel foi feito em 1950, um dos primeiros afrescos, com características modernas, executados no Estado da Bahia.

Estudei cada parte da obra e dos temas abordados pelo Genaro de Carvalho, pois não queria descaracterizá-la, mas fazer uma releitura das intenções do artista, gerando valor para o trabalho.  



Além da arte, criei um mini folder que acompanhava o brinde, em duas línguas, apresentando os temas principais abordados pelo artista no afresco e um pouco sobre minha releitura.

Por Lu Paternostro