Através de minha vida profissional, já fiz diversos calendários, cadernos e agendas, muitos deles temáticos, para empresas no Brasil todo. Neste post vou mostrar aqueles que desenvolvi utilizando algum trabalho de arte e design, sejam os grafismos ou ilustrações.
1. Temas e formas inspirados na Amazônia
A fauna, a flora e as manifestações da cultura brasileira são alvo do meu design há muito tempo. Para mim estas expressões são obras da inteligência divina, com seus traços, cores e ritmos dos quais me aposso para saber mais sobre ela. O desenho é meu canal para adquirir este conhecimento. Este calendário é uma parte dessas explorações.
Discover the series of Lu Paternostro scarves, in special packages, limited editions. Exclusive and unique accessories| Conheça a série de lenços e echarpes de Lu Paternostro assinados, em embalagens especiais, tiragens limitadas. Assessórios exclusivos e únicos.
2. Uma homenagem aos imigrantes
Uma homenagem a doze grandes grupos de imigrantes que contribuíram na construção, economia e formação da raça, cultura e economia do Brasil.
Para ver as ilustrações, basta clicar nas imagens abaixo:
Portugueses. O Vira, dança aqui representada, é um gênero musical com coreografia, típica do folclore português.
Franceses. A quadrille era dançada nas cortes francesas e européias dos séculos XVIII e XIX. Dela originou as quadrilhas brasileiras.
Lituanos. As danças lituanas representam o dia-a-dia de seu povo e estão relacionadas às atividades agrícolas como arar, semear, regar.
Pomeranos. A Pomerânia, até 1945, pertencia à Alemanha. Hoje, praticamente, só existem pomeranos no Brasil.
Japoneses. Sua tradição enriqueceu a cultura brasileira, principalmente na arte, culinária, medicina, arte marcial e os famosos Mangás.
Italianos. A tarantella é a dança mais conhecida dos brasileiros. Seu ritmo vai aumentando, tornando-a mais enérgica, animando a todos.
Holandeses. As danças holandesas retratam a vida cotidiana e os Klopem, tamancos de madeira, são usados para dar ritmo às melodias.
Alemães. No Brasil temos grandes festas alemãs com grupos de dança tradicional e a cerveja, sua bebida típica.
Povos e Nações Africanas. Trouxeram sua rica cultura para as religiões afro-brasileiras, as danças, a música, a culinária e o nosso idioma.
3. Analitica: Mais 6 imigrantes entram em cena
Judeus
Tema: Dança Hava Nagila Medley
Hava Nagila Medley é uma canção folclórica hebraica cujo título significa “Alegrem-nos”.
(Clique na imagem para saber mais)
Bolivianos
Tema: A Chola Pacena
China Supay e K´acha Viuda da Diablada e a morena chinesa da Marenada são duas das danças folclóricas que incluiem personagens cujas roupas são inspiradas nas Cholas.
(Clique na imagem para saber mais)
Coreanos
Tema: A Dança dos Leques
Nessa tradicional dança coreana uma série de leques são exibidos de forma bela e exuberante.
(Clique na imagem para saber mais)
Africanos Bantus:
Tema: A Dança do Jongo
O Jongo ou o Caxambu é um ritmo que teve suas origens na região do Congo-Angola. É uma dança profana para o divertimento.
(Clique na imagem para saber mais)
Africanos Sudaneses:
Tema: A Dança dos Orixás
O Orixá é um ancestral divinizado cujo poder pode encarnar, momentaneamente, em um descendente. Cada Orixá represente uma força da natureza.
(Clique na imagem para saber mais)
Sírios-Libaneses:
Tema: Dança Dabke
É a dança folclórica da Síria, do Líbano e da Palestina. É feita por coreografias complexas.
(Clique na imagem para saber mais)
Um Cordel New Age em forma calendários-caixas
Criados pela agência Flamingo de Nívea Galego para a Type Brasil, com grafismos de Lu Paternostro. Cheias de personagens malucos, as caixas possibilitam á pessoa guardar as lembranças especiais daquele mês.
Calendário e agenda Type Brasil
Criados pela FecuriPater junto com a equipe da Type Brasil, com grafismos de Lu Paternostro.