“Um livro sobre a morte” é um projeto colaborativo concebido pelo artista norte-americano Matthew Rose na Emily Harvey Foundation Gallery, em Nova York. A exposição original ocorreu durante o período de 10 a 22 de setembro de 2009.
Aqui no Brasil cerca de 500 artistas participaram como que formando uma série de páginas desacopladas de um livro que fala sobre a morte.
No MuBE, Museu Brasileiro da Escultura, a exposição foi aberta em 03 de fevereiro de 2010.
A exposição reúne dezenas de cartões postais criados a partir do que os artistas entendem, sentem ou pensam sobre a morte. Tem o objetivo de instigar os visitantes para refletir sobre o tema da morte.
A exposição fez uma homenagem especial ao artista Ray Johnson (1927-1995), uma figura influente na arte contemporânea norte-americana, consagrado como o “Pai do Mail Art”, e como criador do The New York Correspondence School. A exposição também homenageou e consagrou a vida de Emily Harvey (1941-2004), que com a sua fundação apoiou e promoveu generosamente projetos de artistas Fluxus.
A mostra rodou diversos países. Surgiu nos EUA, em 2009como homenagem à Emily Harvey, uma defensora de eventos artísticos formados a partir do processo colaborativo de várias pessoas –Yoko Ono foi uma das participantes. Já o tema da morte partiu do projeto idealizado pelo artista norte-americano Matthew Rose
Coleções completas de “Um livro sobre a morte” foram adquiridas para o acervo permanente do MOMA – The Museum of Modern Art, e para o acervo do LA County Museum of Art Research Library em Los Angeles.
Por Lu Paternostro