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Da série Mundos Intrincados, obra de 2005.
Peça única, exclusiva, original. Uma das obras mais trabalhosas que fiz, levando mais de 4 meses de trabalho diário sobre ela.
Sobre um painel de 1 m de diâmetro, onde a macro-forma foi desenhada, fui fluindo com os traços, como acontece na escrita, feita com um único pincel, mais largo, que fui afinando, como se afina um instrumento, no caso, utilizando uma lâmina de barbear. Conforme as cerdas iam se desgastando e o pincel engrossando, era necessário um novo afinamento.
Quanto à tinta, outro desafio! Para conseguir os detalhes que eu queria, a tinta precisava estar em uma textura muito precisa para estes traços e, conforme o tempo passava, evaporava a água da tinta, que tinta de ser refinada com algumas gotas de água. E assim ocorreu durante o processo de trabalho todo.
Trata-se de uma obra para se “ler com o tempo”.
A obra é perturbadoramente cheia de detalhes para brincar com quem a adquirir. Ela não tem “lado certo” para ficar na sua parede. Girando-a, e por conta de nossa percepção visual que cria relações e sentidos dentro das formas ou espaços pictóricos, você verá novas figuras aparecerem, novas formas, histórias e personagens. Essa é uma experiência que trabalhei para dar a você nesta obra.
Série Mundos Intrincados
Texturas que contam histórias. Histórias que contam desenhos.
“Sempre tive vontade de criar e contar histórias e o desenho é a forma de expressão que adotei por poder unir o literal à plasticidade dos materiais e o gestual dos traços. Com meus desenhos busco suscitar a curiosidade do observador, envolvendo-o nas situações, fazendo-o descobrir no meio da textura-figura, cenas inusitadas, enredadas com outras, aparentemente sem fim. Minha opção para isso é o suporte sempre grande e os detalhes sempre pequenos”.
From the Intricate Worlds series, a 2005 work. Unique, exclusive, original piece. One of the hardest works I’ve done, taking more than 4 months of daily work on it. On a 1 m diameter panel, where a macro-form was made, I was flowing with the strokes, as in writing, made with a single brush, wider, which I was fine-tuning, as if you fine tune an instrument, in this case, using a razor blade. As the bristles wore out and the brush thickened, a new thinning was needed. As for the ink, another challenge! To get the details I wanted, the ink needed to be in a very precise texture for these strokes and, as time went on, the water in the ink evaporated, which ink had to be refined with a few drops of water. And so it was throughout the entire work process. It is a work to “read with time”.
The work is disturbingly full of details to play with whoever acquires it. She has no “right side” to be on your wall. Rotating it, and because of our visual perception that creates relationships and meanings within the pictorial forms or spaces, you will see new figures appear, new forms, stories and characters. That’s an experience I’ve worked to give you in this work. Intricate Worlds Series: Textures that tell stories. Stories that tell drawings. “I’ve always wanted to create and tell stories and drawing is a form of expression that I adopted because I was able to unite the literal with the plasticity of the materials and the gesture of the lines. With my drawings I seek to arouse the observer’s curiosity, involving him in the hypotheses, making him discover, in the middle of the texture-figure, unusual scenes, entangled with others, apparently without end. My option for this is the support always big and the details always small”.