A técnica mista constitui-se na mistura ou uso de várias técnicas dentro de uma obra só.

A técnica mista constitui-se na mistura ou uso de várias técnicas dentro de uma obra só.

Ela pode ser acrílica sobre tela, com detalhes de lápis de cera, colagem de papel de presente sobre tela e tecido com pintura a óleo, tinta esmalte misturada com terra, borra de café com tinta acrílica, enfim, é um universo de possibilidades que acaba quando acaba a criatividade humana para inventar qualquer coisa!

Em minhas obras misturo tinta acrílica com acabamento de lápis de cera, pastel, uso ecoline, caneta permanente para arte, lápis, tinta látex, nanquim e lápis sobre papel.

Como gosto da espontaneidade dos traços e temas, às vezes, na criação, outros materiais se fazem necessários para dar mais expressividade.

tela-defesa-lu-paternostro-1.jpg
Obra defesa. Técnica mista sobre tela.

Algumas técnicas mistas apenas a titulo de ilustrar esse pequeno artigo:

  1. Tinta esmalte com colagem de papel, que você pode ver na série de obras Cabeça de Angu: Prazer, Ataque, Defesa e Exodo
  2. A caixas arte da exposição Mundaréu Urbano onde trabalhei as caixas de madeira com tinta acrílica e papel especial colado na tampa, onde fiz os desenhos com caneta nanquim
  3. A série Os Nhôs , onde usei tinta acrílica, ecoline, giz pastel, assim como os Cara Camarão
  4. A obra “Nuances e Consciências” utilizei na base tinta acrílica com terra, deixando o funcho manchado. Sobre ele usei 4 tipos diferentes de canetas permanentes que deram, ao longo do tempo, nuances inesperados para a obra!
  5. No Mini Jarro Brasil e o Prato de Centro “Consciências Dançantes” utilizei a tinta acrílica, tinta acrílica aquarelada e caneta permanente para arte.

Tenho alguns vídeos e imagens de processos de trabalho que podem ilustrar o uso da técnica mista, e que se encontram nos destaques do meu Instagram @lu_paternostro_um_olhar https://www.instagram.com/lu_paternostro_um_olhar/

Aguardo você!